A visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Japão foi adiada porque os dois países concordaram em priorizar a luta contra o surto de coronavírus, informou nesta quinta-feira, 5, o principal porta-voz do governo japonês.
Os vizinhos asiáticos concordaram que a visita será realizada em um momento melhor e que será organizado um novo itinerário, disse o secretário-chefe do gabinete do Japão, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.
De acordo com Suga, o adiamento da visita de Xi, que estava originalmente planejada para o início de abril, não afetará as relações entre Japão e China.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que Xi visitará o Japão no momento mais apropriado. Segundo afirmou Zhao Lijian a repórteres em uma entrevista coletiva em Pequim, os dois países manterão uma estreita comunicação sobre o momento da viagem.
Questionado sobre os relatos de que o Japão vai impor uma quarentena a viajantes da China, Zhao disse que não estava ciente, mas acrescentou que os dois países tomarão medidas adequadas com base no desenvolvimento da epidemia.
More Stories
PIB do Japão sofre queda histórica e despenca 27,8% na comparação anual
Hiroshima e Nagasaki 75 anos depois: ataques transformaram Japão e o mundo
O Japão lança o trem-bala mais rápido do mundo