• dom. abr 11th, 2021

SpaceX envia com sucesso satélite espião em última missão de 2020

ByMax Blanc

dez 19, 2020
Falcon partiu neste sábado, último lançamento da SpaceX em 2020

Falcon partiu neste sábado, último lançamento da SpaceX em 2020
Divulgação/NASA/Joel Kowsky

O SpaceX enviou neste sábado (19), do Cabo Canaveral, na Flórida Central, um foguete Falcon com um satélite espião classificado pelo Escritório Nacional de Reconhecimento. Foi o último lançamento da empresa em 2020.

A chamada missão NROL-108 havia sido cancelada na última quinta-feira (17) devido a uma falha técnica, mas foi realizada com sucesso hoje cedo na janela de três horas a partir das 9h (local, 11h de Brasília) da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy da Nasa.

Cerca de oito minutos depois, a primeira etapa do Falcon 9 voltou à superfície da Terra e pousou sem problemas na Zona 1 do complexo espacial, enquanto sua segunda etapa continua a missão. A empresa de Elon Musk destacou que, desta vez, “todos os sistemas e o clima estiveram bem”.

Na última quinta-feira, a SpaceX cancelou a missão que havia programado para aquele dia devido a um problema de alta pressão no tanque de oxigênio líquido do estágio superior.

O lançamento deste sábado foi um sucesso, segundo supervisor de produção da companhia, Andy Tran, durante a transmissão ao vivo. Ele frisou que foi o último lançamento deste ano.

A primeira etapa do Falcon 9 já havia voado antes, inclusive duas vezes em missões comerciais de reabastecimento da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) para a Nasa. Também o fez durante um lançamento do Starlink, a rede de satélites com a qual a empresa pretende fornecer internet de alta velocidade aos usuários em qualquer parte do mundo.

O mesmo aconteceu para o Saocom 1B, uma operação de lançamento para levar um satélite espião classificado para o espaço argentino. Tal missão foi o primeiro lançamento de foguete do Cabo Canaveral desde 1969 a voar em direção ao sul para implantar sua carga útil em uma órbita de alta inclinação.

Fale Conosco
Mande um WhatsApp