• seg. jan 25th, 2021

Saiba quais ameaças cibernéticas que mais afetaram os usuários em 2020

ByMax Blanc

dez 21, 2020

O fato de muitas pessoas estarem em maior contato com seus celulares e computadores por conta da quarentena fez com que cibercriminosos se aproveitassem para aplicar diversos tipos de golpes ao longo de 2020. Veja algumas estratégias mais comuns usadas neste ano, segundo levanta da empresa de segurança digital Avast

Uma das estratégias usadas foi malvertising, uso de publicidade online para espalhar softwares maliciosos, principalmente utilizando informações relacionadas à covid-19.

As fake news também estiveram muito presentes ao longo deste ano, dissipando informações falsas sobre o Bill Gates ter criado o coronavírus para vender vacinar e ganhar poder sobre o mundo, por exemplo.

Ao longo deste ano muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, e, por utilizarem programas e informações de suas empresas nos seus computadores, hackers tiveram um campo maior para aplicar golpes em sistemas corporativos.

Utilizando links falsos enviados através de e-mails ou mensagens em redes sociais, o phishing levou, neste ano, muitos usuários a sites falsos que tem com objetivo roubar dados pessoais.

O ransomware, que atua através de um software malicioso que invade computadores e, depois disso, cobra uma taxa para liberar novamente o sistema, também foi amplamente usado por hackers em 2020.

Uma prática que vem evoluindo rapidamente é o deepfake, que substitui, na maioria das vezes, rostos e vozes de personalidades mundiais em vídeos e fotos.

O adware foi, de acordo com a Avast, a maior ameaça às pessoas que
usam redes sociais em 2020. A prática consiste em bombardear os
dispositivos dos usuários com anúncios e propagandas, o que deixa a
navegação mais lenta

Cada vez mais utilizado por hackers, o stalkerware é um tipo de invasão que tem como objetivo invadir determinado dispositivo de uma pessoa, violando sua privacidade, perseguindo e coletando informações pessoais dela.

Fale Conosco
Mande um WhatsApp