• dom. jul 25th, 2021

Rússia vai vacinar cosmonautas contra o novo coronavírus

ByMax Blanc

dez 8, 2020
Rússia irá vacinar equipe que atua na preparação de cosmonautas

Rússia irá vacinar equipe que atua na preparação de cosmonautas
Reprodução Instagram/@roscosmosofficial

A Rússia anunciou nesta terça-feira (2) que vacinará os cosmonautas do país contra o novo coronavírus com a Sputnik V, que está sendo aplicada em Moscou desde sábado (5) e que leva o nome do primeiro satélite artificial da história, colocado em órbita em 1957.

“Entre os primeiros a serem submetidos à vacinação estarão membros da equipe de astronautas e trabalhadores do Centro de Preparação de Cosmonautas”, afirmou Dmitry Rogozin, diretor da agência espacial russa Roscosmos, por meio de comunicado.

OMS diz que barreira imune por vacinas ainda está distante

Desde o início da propagação do novo coronavírus na Rússia, foram adotadas diversas medidas rígidas de segurança durante o treinamento e envio de cosmonautas à Estação Espacial Internacional (EEI), para que o contágio seja evitado.

Os astronautas eram mantidos praticamente isolados, não podiam se despedir dos familiares, como é habitual. Os especialistas que precisam manter contatos com eles, por sua vez, eram submetidos a testes exaustivos.

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que desenvolveu a vacina junto com o Centro de Pesquisas Gamaleya, destacou a possibilidade de imunizar os cosmonautas e reforçou a “absoluta segurança e a alta eficácia” da Sputnik V.

Inatividade física na quarentena pode aumentar mortes

Após mais de duas décadas de cooperação internacional, a próxima tripulação a ir até a Estação Espacil será composta exclusivamente de russos, provavelmente, com todos tendo sido vacinados contra o novo coronavírus.

Fale Conosco
Mande um WhatsApp