• seg. jan 18th, 2021

Perda total! Quais são os líquidos que podem acabar com um eletrônico

ByMax Blanc

dez 16, 2020

Líquidos salgados e ácidos são os piores para se derrubar nos aparelhos

Líquidos salgados e ácidos são os piores para se derrubar nos aparelhos
Freepik

Muitas vezes, por conta da correria causada pelo trabalho, estudos e tarefas domésticas, o consumo de alimento é feito perto de aparelhos eletrônicos como celular e computador, por exemplo. Com isso, aumenta-se também o risco de derrubarmos algum líquido sobre estes dispositivos, o que pode prejudicar o funcionamento deles.

De acordo com Alessandro de Oliveira Santos, engenheiro eletrônico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), os líquidos que mais podem ser prejudiciais aos equipamentos são os salgados ou os ácidos. “Se cair algum caldo salgado como aqueles de macarrão instantâneo ou, principalmente, água do mar, pode ser muito ruim, assim como suco de frutas mais cítricas, como de limão, por exemplo.”

Leia mais: O que fazer nos acidentes com o computador durante o home office

As substâncias salgadas ou ácidas são mais perigosas porque possuem uma condutibilidade elétrica maior. Segundo o engenheiro eletrônico, os sais presentes nos líquidos salgados, e o íons dos produtos ácidos, têm potencial de diminuir a resistência de alguns pontos do circuito elétrico, causando curto-circuitos no equipamento, o que pode danificá-lo.

Se, mesmo com os cuidados relacionados a esses líquidos eles foram derrubados sobre os dispositivos eletrônicos, a orientação imediata é cortar a fonte principal de energia. “A primeira coisa a se fazer é desligar e, depois disso, cortar a fonte primária de energia. Isso pode ser feito tirando o aparelho da tomada, ou retirando a bateria”, destaca o professor do IMT.

No caso de líquidos salgados, uma outra orientação dada pelo especialista é tentar diluir ao máximo o sal presente na substância. A indicação é de que a pessoa aplique álcool anidro, que possui alta concentração. Depois de misturado com água, será formada uma substância mais volátil, facilitando a sua evaporação.

Leia mais: Os riscos de utilizar um carregador falso no seu celular

Alessandro afirma que, depois de seguir esses procedimentos, o usuário deve deixar o dispositivo secar totalmente antes de tentar ligá-lo. Caso mesmo depois de seguir esse passo a passo o aparelho volte a apresentar problemas, a orientação é procurar por um especialista.

“Se você não teve a expertise para resolver em casa, mesmo após os fazer procedimentos, provavelmente pode ter danificado alguma parte eletrônica. O recomendado, então, é procurar uma assistência técnica”, ressalta o engenheiro eletrônico.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Descubra em quais situações o seu celular pode explodir

Fale Conosco
Mande um WhatsApp