• sex. jul 23rd, 2021

Engenheiros criam método para produzir oxigênio e hidrogênio em Marte

ByMax Blanc

dez 4, 2020
Descoberta pode ser um passo importante para que pessoas sejam levadas a Marte

Descoberta pode ser um passo importante para que pessoas sejam levadas a Marte
Pixabay

Uma equipe de engenheiros da Washington University desenvolveu um sistema que permite extrair oxigênio e hidrogênio da água salgada de Marte. Essa descoberta é importante dado que esses dois elementos químicos são importantes para a permanência da tripulações no planeta vermelho, já que o primeiro é usado na respiração humana e o segundo como combustível.

Os pesquisadores desenvolveram um sistema de eletrólise, procedimento que consiste em quebrar a molécula de água em oxigênio e hidrogênio através da eletricidade, que pode ser feito mesmo nas condições climáticas hostis de Marte.

Leia mais: Veja imagens enviadas pelos robôs que exploram Marte

Para essa constatação, o grupo liderado pelo engenheiro Vijay Ramani desenvolveu um sistema que simulou a atmosfera de Marte. A temperatura do ambiente testado era de cerca de -36°C, mas também foram feitas essas experiências com em condições climáticas terrestres.

Os testes realizados em condições normais para o planeta Terra foram feitos porque um outro objetivo do grupo de engenheiros é transformar os oceanos terrestres em fontes viáveis de hidrogênio e oxigênio. Esse processo, no nosso planeta, serviria principalmente para a exploração do alto mar em submarinos.

Em 2018 cientistas italianos já tinham encontrado evidências de água líquida em Marte e, em setembro deste ano, com dados obtidos pela sonda Mars Express, lançada pela Agência Espacial Europeia, foi comprovada a existência de alguns lagos subterrâneos no planeta vermelho. Mas, até então, a descoberta se restringia à água salgada.

Leia mais: Missão a Marte: como a radiação ameaça o cérebro de astronautas

Após Elon Musk, CEO da SpaceX, declarar na última terça-feira (2) que pretende enviar pessoas para Marte já em 2026, a constatação da possibilidade de obtenção de oxigênio e hidrogênio da água salgada de lá passa a ser de suma importância para que esse plano seja concretizado.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Fale Conosco
Mande um WhatsApp