• seg. jan 18th, 2021

Eclipse solar: Como observar o fenômeno em segurança

ByMax Blanc

dez 14, 2020
Olhar para o Sol sem proteção adequada pode levar à uma queimadura irreversível da retina

Olhar para o Sol sem proteção adequada pode levar à uma queimadura irreversível da retina
Pixabay

Apesar de o eclipse solar total desta segunda-feira (14) ser apenas parcialmente visível do Brasil, nas regiões sul e sudeste, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para observá-lo.

Segundo o oftalmologista Wallace Chamon, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), olhar para o Sol sem proteção adequada pode levar à queimadura irreversível da retina, e, consequentemente, uma mancha preta permanente na visão.

“Se você pegar aquelas lentes de aumento e colocar à uma distância adequada de um papel, ele irá queimar imediatamente. Isso ocorre porque ele acumula toda a luz solar e concentra em um ponto. A lente do nosso olho funciona exatamente da mesma maneira. Quando olhamos para o Sol, a luz solar é focalizada na nossa fóvia, que é a parte da retina pela qual enxergamos detalhes”, explica.

Cientistas encontram importante partícula para o estudo das estrelas

Chamon ressalta que essas lentes de aumento têm em média 5 dioptrias – unidade de medida que quantifica a capacidade de refração de um sistema óptico. O olho humano, por sua vez, tem 10 vezes mais essa capacidade. O estrago, portanto, é muito maior.

Além disso, os riscos de olhar para o Sol durante um eclipse solar são muito maiores do que durante um dia de sol comum. “Em dias de eclipse, a luz solar é mais fraca, então o olho tolera mais. Os riscos, no entanto, são os mesmos.”

Para observar o eclispe, é preciso, portanto, se proteger adequadamente. Isso significa não utilizar, em hipótese alguma, óculos escuros ou lentes polarizadas, que não protegem contra os raios solares nocivos.

“Existem óculos especiais feitos sob a regulamentação ISO 123-12, instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina o quão escura uma lente precisa ser para que se possa observar um eclipse com segurança”, afirma.

Meteoro explode no céu na região da fronteira do RS com o Uruguai

“No Brasil, no entanto, estes óculos são caros e difíceis de encontrar. A melhor maneira, portanto, seria utilizar um vidro de máscara de solda de no mínimo número 12. Este número representa a intensidade do filtro. Quanto maior, melhor”, completa.

De acordo com o médico, é possível adquirir esse produto em qualquer loja de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Fale Conosco
Mande um WhatsApp