• sáb. jan 23rd, 2021

Dúvidas sobre a pandemia dominam termos mais buscados em 2020

ByMax Blanc

dez 14, 2020
Buscas do Google neste ano tiveram como foco o "por que"

Buscas do Google neste ano tiveram como foco o “por que”
Google/Reprodução

Em um ano repleto de dúvidas e incertezas causadas, em grande parte, pela pandemia do coronavírus, as buscas no Google refletiram bastante o que foi 2020 neste quesito. É o que mostra um vídeo desenvolvido pela empresa denominado “Buscas do ano 2020”.

O material foca nas buscas que se iniciaram com “por que” ao longo do ano na plataforma, tanto aquelas relacionadas à pandemia, como as ligadas a outros assuntos.

Leia mais: Veja os principais termos buscados no Google pelos brasileiros em 2020

Logo no início do vídeo, por exemplo, “por que não consigo dormir”, “por que lavar as mãos” e “por que se chama covid-19” são algumas das pesquisas destacadas. Durante a reprodução, junto a essas perguntas, são exibidos também alguns vídeos e imagens que viralizaram em 2020.

O material, desenvolvido pelo Google Brand Studio, tem como trilha sonora original a música Together, do produtor musical Peter CottonTale, que conta com a participação de Chance the Rapper, Cynthia Erivo e do Coro Infantil de Chicago.

Michael Tabtabai, diretor executivo do Google Brand Studio, destacou que neste ano, pela primeira vez, houve uma semelhança tão grande em todo o mundo no que diz respeito às buscas relacionadas a questões importantes. De acordo com ele, os dados mostraram que as pessoas estavam tentando entender como lidar com o que estava acontecendo em nível global.

Leia mais: Como funciona o Google Classroom? Conceito, recursos e vantagens

Além do vídeo, o Google decidiu produzir, pela primeira vez, um material impresso para documentar os dados de buscas coletados durante um ano inteiro. Em parceria com a Pop-Up Magazine, foi projetado um jornal de 52 páginas chamado Buscas do Ano: a busca pelo por quê, que terá cerca de 300 mil cópias distribuídas em jornais como o New York Times, Wall Street Journal e Los Angeles Times.

A publicação do vídeo foi feita junto com a divulgação dos termos mais buscados no Google em 2020. No Brasil, o top 5 de buscas foi “coronavírus”, “auxílio emergencial”, “eleições 2020, “eleições EUA” e “BBB 20”.

No âmbito global, além de coronavírus, “resultados da eleições, “Kobe Bryant”, “Zoom” e “IPL” foram as pesquisas mais realizadas na ferramenta de buscas ao longo do ano.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Thiago Calil

Fale Conosco
Mande um WhatsApp