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Confira dicas para alavancar o seu negócio na internet

ByMax Blanc

dez 16, 2020

Hoje, mais do que nunca, é preciso investir em marketing digital e ter uma boa presença online para ter um negócio de sucesso. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas online subiu 47% no primeiro semestre deste ano, totalizando R$ 38,8 bilhões.

O R7 conversou com o coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia digital da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Eric Messa, para saber as principais dicas para você alavancar o seu negócio na internet. Confira:

*Estagiária do R7 sob supervisão de Giovanna Orlando

Segundo Messa, o primeiro passo é definir com clareza a persona do seu negócio e o comportamento dessa persona dentro das redes.

“É claro que o empreendedor já sabe quem é o consumidor dele, mas é preciso ir além e procurar entender o comportamento desse consumidor dentro das redes. Qual é o comportamento dele ao longo do dia? Quais aplicativos ele consome? Com que frequência?”

“A partir dessa pesquisa, é possível obter insights. Empresas do mercado de passagens aéreas, por exemplo, descobriram que há um pico de vendas na madrugada”, completa

É importante ainda saber com clareza a jornada online do consumidor especificamente dentro do site da loja para criar ações de contato em diferentes momentos dessa jornada.

“Se o empreendedor percebe que um internauta sai do site em um determinado momento, ou demora, por exemplo, três semanas, para retornar ao site, vale fazer uma ação de contato para aumentar esse retorno”, afirma

De acordo com o especialista, nas redes sociais, é preciso ter uma investir em publicidade nas redes sociais digitais da forma mais segmentada possível.

“Muitas vezes, o empreendedor acaba optando por anunciar para todos os públicos, acreditando que assim, terá mais resultado, mas não é bem assim que funciona”

E, claro, ter uma presença ativa.

“Isso implica não só criar conteúdo e fazer posts com regularidade, como também interagir com os internautas”, diz

Além disso, segundo Messa, é preciso ter uma identidade visual única.

“Isso vale para todos os canais digitais da loja, seja site ou redes sociais. Uma identidade visual única faz com que o consumidor reconheça que aquele conteúdo é daquela marca”

Uma outra dica é acompanhar os assuntos que as pessoas estão discutindo nas redes atualmente e saber “entrar” quando fizer sentido.

“Se apropriar de alguma notícia, algum meme, é sempre bem-vindo e costuma gerar engajamento. É importante, no entanto, ter cautela e saber se posicionar de forma coerente em relação ao momento que estamos vivendo”, afirma

Vale ainda estabelecer parcerias com influenciadores do público com o qual a loja quer trabalhar, e mais do que isso, criar uma proximidade com essas pessoas

“Isso significa não só enviar produtos, mas também ter contato direto, responder dúvidas e enviar informações privilegiadas em primeira mão. Quando você cria um laço mais próximo com essas pessoas, você acaba atraindo a fidelidade delas para a sua loja”, diz

Por último, mas não menos importante, Messa ressalta que é essencial cuidar da reputação da loja dentro das redes.

“É preciso fazer um monitoramento constante sobre o que é dito sobre a loja, não só para conhecer o público, mas também para fazer ações de interferência quando necessário”

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