• qua. jun 16th, 2021

Celular novo? Saiba como transferir dados do dispositivo antigo

ByMax Blanc

jan 5, 2021
Para usuários de aparelhos da Apple, uma opção é utilizar serviços como iCloud

Para usuários de aparelhos da Apple, uma opção é utilizar serviços como iCloud
Pixabay

O período de compras de final de ano é usado por muitas pessoas para fazer a troca de um smartphone antigo por um novo. Mas, antes de utilizar o celular comprado, é interessante os usuários realizarem a transferência de dados de um dispositivo para o outro, para não perderem informações importantes durante essa troca.

Usar ferramentas de nuvem

A ferramenta de nuvem é uma das alternativas mais indicadas por especialistas para fazer essa transferência. No caso dos contatos, por exemplo, ao configurar o telefone no sistema Google ou no Apple ID, o usuário já tem essas informações sincronizadas a uma conta de um desses sistemas operacionais.

Leia mais: Os riscos de utilizar um carregador falso no seu celular

“Desde que o celular esteja com a opção de sincronizar contatos habilitada, essa passagem de bastão aconteceria naturalmente”, explica Henrique Poyatos, coordenador pedagógico da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

De acordo com o professor, ativar a função de sincronização de contatos tanto na conta do Google, como no Apple ID, faz com que a pessoa não precise realizar nenhum tipo de backup externo para conseguir transferir os dados de um celular para o outro. Ao logar com a conta no novo smartphone, as informações seriam transferidas automaticamente.

No caso das fotos, a orientação do especialista é utilizar o Google Fotos, para usuários de Android, e o Fotos do iCloud, para quem usa o sistema IOS. Nas duas opções, as fotos serão armazenadas na nuvem dos respectivos sistemas operacionais e, ao fazer o login no outro celular, elas seriam automaticamente passadas para lá.

Leia mais: Veja as ameaças cibernéticas que mais afetaram os usuários em 2020

Em relação aos contatos e às fotos, a transferência também pode ser feita conectando o dispositivo antigo no computador, passando os dados para lá e depois repassando para o novo dispositivo, ou também utilizando aplicativos que a própria marca de celular disponibiliza para a passagem de informações entre smartphones da mesma empresa.

“A Samsung, por exemplo, tem o próprio software de armazenamento e transferência. Eles querem encorajar você a usá-lo ao invés de utilizar o Google Fotos”, ressaltou Henrique. O aplicativo citado por ele é o Samsung Smart Swift, que pode ser baixado diretamente no Google Play para depois fazer a transferência dos dados.

Conversas e mídias do WhatsApp

Muitas pessoas também têm muito medo de, ao trocar de celular, perder todos os arquivos do WhatsApp. Sobre isso, o professor da FIAP diz que o próprio aplicativo tem uma ferramenta para auxiliar o usuário. “O WhatsApp, por padrão, tem a funcionalidade de fazer backup de conversas e mídias de tempos em tempos. Basta ativar e sincronizar com algum serviço de nuvem.”

Para ativar o backup do aplicativo de mensagens, basta ir até o menu do WhatsApp, acessar as Configurações, entrar na aba de Conversas e, depois, entrar em Backup de conversas. Lá, a pessoa terá a opção de fazer o backup em alguma conta do Google Drive, para quando entrar em outro smartphone poder acessar os mesmos dados.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Fale Conosco
Mande um WhatsApp