• sex. nov 27th, 2020

Carros voadores: cidade nos EUA planeja revolucionar tráfego urbano

ByMax Blanc

nov 16, 2020
Orlando está planejando local de pouso
Orlando está planejando local de pouso Reprodução/Lilium

Os carros voadores já podem estar se tornando uma realidade. Vários protótipos já foram desenvolvidos e estão a caminho de entrar em circulação, como o produzido por uma empresa alemã, de cinco lugares, elétrico, já testado e cuja expectativa é a de ser utilizado nos próximos anos.

Veja também: Equipe da Fórmula 1 desenvolve respirador para ajudar pacientes com coronavírus

O Conselho Municipal de Orlando, segundo o Orlando Weekly, já aprovou mais de 800 mil dólares (cerca de R$ 4,3 milhões) em incentivos fiscais para projeto da empresa (Lilium), que tem sede em Munique, na região.

Outro modelo já foi desenvolvido na Europa, tendo recebido a permissão para uso civil no continente. Trata-se do PAL-V Liberty, da empresa holandesa PAL-V, após longo período de testes e que tem o valor estimado em 299 mil euros (cerca de R$ 1,9 milhão). A expectativa é de que possa ser utilizado também nos próximos anos .
A brasileira Embraer também está desenvolvendo o eVTOL, cujo projeto passou para a alçada de uma empresa separada, a Eve Urban Air Mobility Solutions, criada na EmbraerX, braço da Embraer.

Estes veículos, cujo uso necessitará de uma certificação especial do motorista (ou piloto?), começam a ganhar cada vez mais espaço e perspectivas nesta que deverá ser uma revolução no tráfego urbano.

O Japão também está inserido neste rol de países que desenvolvem protótipos, como o da japonesa SkyDrive Inc, que realizou um teste em setembro último.

“Queremos criar uma sociedade em que os carros voadores sejam um meio de transporte conveniente e acessível, e as pessoas possam experimentar um novo modo de vida seguro e confortável”, disse Tomohiro Fukuzawa, CEO da empresa, em coletiva.

A prefeitura de Orlando até já está planejando um estacionamento (ou aeroporto?) para que esses carros voadores estacionem (ou pousem?), após seus trajetos pela cidade.

Uma parceria entre a empresa alemã e o poder público está projetando este local, na nobre área de Lake Nona. 

Piloto ou motorista, aeroporto ou estacionamento? Não importa tanto a definição. O que importa é que o futuro, assim como o tempo, voa.

Conheça o carro que fez a Ford desbancar a Ferrari em novo filme

Fale Conosco
Mande um WhatsApp