• dom. jul 25th, 2021

Cães diferenciam algumas palavras ditas por humanos, diz estudo

ByMax Blanc

dez 10, 2020
Cães conseguem distinguir alguns tipos de palavras ditas pelos humanos

Cães conseguem distinguir alguns tipos de palavras ditas pelos humanos
Flickr

Um estudo conduzido por cientistas húngaros da Universidade Loránd, em Budapeste, revelou que os cães não conseguem diferenciar comandos de voz que tenham sons muito parecidos. 

A pesquisa mostrou, entretanto, que os animais têm a capacidade de distinguir palavras conhecidas de palavras sem sentido que possuem sons muito diferentes entre si.

Leia mais: Cachorros se dividem em raças desde a Era do Gelo, aponta estudo

Para essas constatações, os pesquisadores utilizaram a eletroencefalografia, exame que em analisa a atividade elétrica do cérebro. Essa atividade é captada através de eletrodos que são colocados no couro cabeludo do paciente, que nesse caso foram os cães.

Um gravador foi usado nos testes para  emitir diferentes palavras de instruções para cada cobaia. Assim, foram reproduzidas  três tipos de palavras: as conhecidas, as sem sentido e com sons semelhantes e também as sem sentido e com sons totalmente diferentes.

O resultado dos testes mostrou que o cérebro dos cães consegue distinguir de maneira clara e rápida apenas falas conhecidas das desconhecidas com som totalmente diferente. De acordo com a equipe de cientistas liderada por Lilla Magyari e Attila Andics, esse efeito é semelhante ao que pode ser notado no cérebro humano.

Leia mais: Um guia definitivo de como cães e gatos enxergam o mundo

Os pesquisadores também destacaram que a não distinção de palavras conhecidas das desconhecidas, mas com sons semelhantes, por parte dos cães, é um comportamento que pode ser observado em bebês humanos com cerca de 14 meses de vida.

Para o experimento, foram testados ao todo 17 cães de ambos os sexos, com idade que variava entre 1,5 anos e 9,5 anos. Todos os animais foram acompanhados no laboratório pelos seus respectivos donos.

*Estagiário sob supervisãi de Pablo Marques

Fale Conosco
Mande um WhatsApp