Como evitar spam em hospedagem cPanel [Guia completo]

Como evitar spam em hospedagem cPanel / Blog HospedagemHost

Milhões de e-mails são enviados todos os dias, mas a maioria deles ainda se qualifica como spam. Muitas empresas usam bots e máquinas espiãs da web que rastreiam sites e coletam informações pessoais, como endereços de e-mail. Elas então salvam essas informações em um banco de dados, que pode ser usado posteriormente para enviar ofertas não solicitadas de diversos tipos de produtos.

É disso que se trata o spam, na verdade.

Basicamente, esse termo engloba o envio de mensagens de e-mail não solicitadas com fins comerciais ou outros fins pessoais que sejam proibidos em outras circunstâncias.

Por que o spam é tão perigoso?

O envio de spam não é tolerado na internet. Se você usar seu servidor para enviar mensagens não solicitadas, poderá ter diversos problemas.

No mínimo, seu provedor de serviços receberá reclamações que serão encaminhadas a você. Se você não as resolver adequadamente em tempo hábil, seu provedor tem o direito de desativar o acesso ao servidor e até mesmo cancelar sua conta.

A verdade é que nenhuma empresa legítima precisa recorrer a táticas de spam. Existem muitos outros meios legais que você pode usar para crescer e aumentar sua base de clientes. O marketing por e-mail é um deles. Embora tenha semelhanças com mensagens de spam, aqui você está segmentando endereços de e-mail que os usuários forneceram voluntariamente.

O que é spam publicitário?

Algumas empresas e indivíduos recorrem a táticas engenhosas quando se trata de enviar spam em massa. Por exemplo, enviam lotes de mensagens de diferentes servidores. Fazem isso na tentativa de ocultar sua localização e atividades ilegais.

Funciona assim.

Um spammer hospeda o site da sua empresa no Servidor A. Ele envia spam a partir dos Servidores B, C, D e E, direcionando os visitantes para o site hospedado no Servidor A.

Isso é conhecido como spam publicitário.

Essa prática é tão ilegal quanto o envio de spam, e você pode estar envolvido nela sem nem mesmo saber. Se um hacker invadir sua conta ou executar com sucesso um ataque de phishing, ele pode infectar seu site, fazendo com que ele comece a enviar spam em nome dele.

O objetivo é roubar informações pessoais, como dados de cartão de crédito, logins do PayPal ou outras informações confidenciais do seu site. Outro objetivo é infectar computadores com vírus/cavalos de Troia e outros tipos de malware.

Por isso, você deve ser muito rigoroso com a segurança do seu site . Assim que receber um aviso do seu provedor de hospedagem, você pode verificar se há malware no seu site com uma ferramenta como o ClamAV ou o Maldet . Se eles não conseguirem detectar a ameaça, você terá que verificar manualmente cada um dos seus arquivos e remover qualquer conteúdo malicioso encontrado.

Alternativamente, manter um backup funcional do seu site é sempre uma ótima ideia, para que você possa restaurá-lo facilmente quando necessário.

O que é falsificação de e-mail?

Outro método ilegal frequentemente empregado para roubar informações pessoais é a falsificação de e-mail . A falsificação de e-mail consiste no envio de mensagens de e-mail com um remetente falso.

Na prática, você pode usar qualquer servidor de e-mail para enviar mensagens de qualquer caixa de entrada e fingir ser outra pessoa. A outra parte que receber sua mensagem precisará ter algum conhecimento técnico para perceber que algo está errado.

Mas por que as pessoas recorrem à falsificação de e-mails?

Para os hackers, é bastante fácil roubar informações pessoais por meio desse método. Não é surpresa que os nomes de domínio mais falsificados pertençam a instituições financeiras, como bancos, gateways de pagamento e grandes sites de comércio eletrônico. Qualquer vítima desavisada pode cair na armadilha e inserir seus dados do PayPal ou do cartão de crédito, pensando que está fornecendo-os a uma entidade legítima.

Uma vez obtidos, os hackers podem usar seus dados para compras ilegais na internet e até mesmo para roubo de identidade.

Como o spam está sendo enviado?

A maior parte das mensagens de spam provém de servidores e sites comprometidos.

Se você possui uma conta de revenda de hospedagem cPanel , também deve orientar seus clientes a fazerem backups regulares de seus dados e a seguirem práticas essenciais de segurança.

Se você optar por um servidor virtual ou dedicado, um administrador de sistemas poderá gerenciá-lo para você. No entanto, a maneira mais fácil é ter um VPS gerenciado, onde seu provedor de hospedagem disponibilizará profissionais treinados para monitorar a conta.

Os spammers estão ficando mais espertos a cada dia e agora conseguem atacar qualquer dispositivo com conexão à internet. Por exemplo, um dos casos mais recentes de spam que ganhou repercussão mundial aconteceu por meio da invasão de câmeras online.

Hackers vasculham sites na internet o tempo todo e executam ataques de força bruta para obter acesso a servidores com segurança precária. Por quê? Bem simples: é mais barato comprometer um servidor e utilizar seus recursos gratuitamente do que pagar por um servidor próprio.

Como você pode proteger seu site contra spam?

Quando se trata de spam, podemos destacar dois tipos principais: spam recebido e spam enviado.

  • Proteção contra spam recebido

A maneira mais fácil e gratuita de filtrar mensagens de e-mail não solicitadas é usando o SpamAssassin .

Você pode encontrar a ferramenta em cPanel -> E-mail -> Filtros de Spam

 

Filtros de Spam no cPanel / HospedagemHost

Basta clicar no botão Processar Novos E-mails e Marcá-los como Spam. Feito isso, o SpamAssassin começará a analisar todos os e-mails recebidos antes de entregá-los à sua caixa de entrada.

SpamAssassin no cPanel / Spam / Blog HospedagemHost

O Apache SpamAssassin pode remover automaticamente mensagens sinalizadas como spam, se desejar. Você também pode configurá-lo para salvar as mensagens sinalizadas em uma pasta separada chamada ” Caixa de Spam” . Posteriormente, você poderá revisá-las para verificar se algum e-mail legítimo foi redirecionado para lá por engano.

Ao clicar no botão Configurar SpamAssassin na parte inferior da tela, você poderá adicionar endereços de e-mail específicos ou até mesmo nomes de domínio inteiros à lista de bloqueio ou à lista de permissões. Esse recurso é ótimo caso você tenha remetentes confiáveis ​​e não queira perder nenhum e-mail deles.

O Apache SpamAssassin pode não ser a melhor ferramenta para filtrar spam, mas pelo menos é totalmente gratuito. Se você deseja uma proteção anti-spam ainda melhor, considere usar uma solução empresarial.

Outra ferramenta que você pode usar para filtrar e-mails indesejados é a ferramenta Filtros Globais de E-mail , disponível no cPanel na  seção E-mail . Ao clicar no botão Criar um Novo Filtro , você será redirecionado para uma nova página. Nela, você poderá adicionar filtros de e-mail personalizados ou bloquear/descartar mensagens de e-mail com base em diferentes fatores.

Depois de preencher o formulário e inserir as configurações desejadas para o filtro de e-mail global, você poderá escolher a ação que seu servidor de e-mail executará quando as condições do filtro forem atendidas.

 

  • Proteção contra spam de saída

Se o seu servidor enviar spam, o endereço IP dele poderá ser facilmente incluído em listas negras. Como resultado, ninguém no servidor conseguirá enviar mensagens de e-mail. Elas simplesmente retornarão, pois o seu servidor já parecerá não confiável para outros serviços.

Se você gerencia uma conta de revenda de hospedagem para hospedar sites de clientes e eles não conseguem enviar e-mails, seu negócio também sofrerá.

O que você pode fazer para evitar isso?

Utilize todas as ferramentas disponíveis para proteger seu site e servidor ao máximo. Instale um firewall , invista em software de segurança premium ou simplesmente contrate um serviço de VPS gerenciado que inclua um endereço IP dedicado .

  • Proteção contra falsificação de e-mail

Para proteger seus clientes contra falsificação de e-mails, configure seu servidor de e-mail para detectar e rejeitar e-mails suspeitos. Se você não sabe como configurá-lo, entre em contato com o administrador do sistema para obter mais assistência.

Se você for um revendedor, também pode orientar seus clientes sobre como proteger seus domínios contra falsificação. O processo é bastante simples e não exige conhecimento técnico, pois pode ser feito pelo painel de controle .

Se você usa o cPanel, clique no ícone de Autenticação na seção E-mail . Na opção SPF , clique no botão Ativar caso esteja desativada.

Mas isso não é tudo.

Certifique-se de selecionar a caixa ” Todas as entradas” . Em seguida, clique no botão “Atualizar “. 

Esta etapa é muito importante, pois instrui os servidores de e-mail que verificam os registros SPF a rejeitarem quaisquer mensagens não autorizadas. Ao habilitar um registro SPF, você autoriza quais servidores de e-mail podem enviar mensagens do seu domínio. Lembre-se de que nem todos os servidores de e-mail realizam verificações SPF, mas habilitar essa opção para o seu domínio adiciona uma camada extra de proteção contra e-mails falsificados.

Conclusão

O spam pode ser uma arma poderosa para atacantes online, mas, felizmente, você tem diversas ferramentas e boas práticas para se proteger e não se tornar uma vítima. O guia acima deve fornecer informações suficientes para você começar a proteger seus e-mails contra falsificação, spam recebido e enviado.

 

Artigo anterior

A alegria de trabalhar com Internet

Comente

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *